a

Hi there! This is Esben, an elegant photography theme. Are you ready to show your work to the world?

INSTAGRAM

Ela não vai deixar saudade,
vai ser parte de você
.

Minha carreira começou sem que eu entendesse todo poder de transformação que a fotografia e a viagem exerciam na minha vida e, consequentemente, na vida de quem viaja comigo. Comecei a realizar minhas próprias expedições no início de 2017, na ideia de levar pessoas para conhecer o mundo da forma que eu tive o privilégio de conhecer. Em busca de viver experiências reais e lutando contra um turismo predatório que parece ter viralizado com as redes sociais, eu acabei descobrindo uma linda ferramenta de autoconhecimento e transformação quando estamos longe da nossa zona de conforto.

Muito além de belos registros, a fotografia passou a ser uma forte aliada nessa jornada de criar e eternizar lembranças que carregamos por toda a vida. Olhar para as fotos de uma viagem pode trazer muito mais que uma nostalgia momentânea, mas um entendimento de quem você era e quem se tornou à partir daquele instante.

Minha primeira expedição foi por uma região de montanhas do sul do Brasil. Em seguida levei diversos grupos para o deserto do Atacama, Bolívia, Índia e até para o Campo Base do Everest, sempre explorando lugares que eu já tenho bastante conexão para que a experiência seja a mais genuína possível. Foram incontáveis aventuras que movimentaram e transformaram a vida de muita gente, inclusive a minha. Tudo isso sempre contando com o apoio de parceiros incríveis que trabalham comigo para tornar isso possível.

A melhor parte da experiência acontece nas trocas e, pra que eu possa me entregar e dar o meu melhor em cada viagem, eu escolhi viajar com grupos pequenos poucas vezes ao ano. Isso faz com que eu possa desenhar cada viagem de forma totalmente exclusiva e especial para quem se permite e se aventura pelo desconhecido de coração e mente aberta. Se você tem vontade de viver algo assim, consulte minha agenda aqui no site e não deixe de se inscrever na lista de emails para receber as novidades.

PERGUNTAS FREQUENTES // VEJA SE EU JÁ RESPONDI SUA DÚVIDA!

COMO SÃO AS EXPEDIÇÕES?

Se você ainda não conhece minhas expedições, seja bem-vindx! Sugiro que entre de cabeça, mas saiba que pode viciar!
Há alguns bons anos, eu promovo experiências de viagem com grupos pequenos entre 5 a 10 pessoas para lugares onde eu tive experiências de vida muito significativas durante os últimos 12 anos que passei viajando. São viagens intimistas e intensas feitas com muito amor, pra quem quer se permitir viver uma experiência diferente do turismo tradicional. Viagens pra largar um pouco a mão do controle, deixar fluir e expandir a consciência com muita troca, descoberta, aventura, choro, risada e (claro) um pouquinho de perrengue, mas daquele que a gente gosta. Assim como na fotografia, esse é um convite para uma nova forma de ver o mundo.

As expedições acontecem esporadicamente, apenas 4 a 5 grupos ao ano, para lugares variados ao redor do mundo ou no Brasil. Eu costumo dar preferência para as meia-estações, que são épocas de clima mais ameno e com menos trânsito turístico de modo geral. Alguns destinos são pontuais, mas eu sempre trabalho com 2 destinos principais que são muito especiais pra mim e onde eu conto com parceiros que são verdadeiros irmãos que a estrada me deu. Um deles é o deserto do Atacama, no norte do Chile, onde eu morei por mais de um ano entre idas e vindas e onde vivi grandes transformações. O outro é a Índia, onde iniciei minha carreira na fotografia e morei por cerca de 2 anos. Apesar de serem lugares onde eu já fiz diversas expedições, são sempre roteiros exclusivos e carregados de experiências diferenciadas. Além de Atacama e Índia, eu sempre crio alguma outra expedição surpresa porque eu também gosto de sair da zona de conforto junto com vocês.

 

TEM QUE MANJAR DE FOTOGRAFIA?

Pode embarcar feliz da vida só com seu celular ou até sem ele, se preferir desconectar. Vou te receber de braços abertos com ou sem câmera, mas é claro que a fotografia se faz bastante presente na viagem porque é uma paixão que eu gosto muito de compartilhar. Eu sempre acompanho as viagens fazendo registros espontâneos para eternizar as histórias que vivemos da melhor forma possível. E como eu sei que muitos de vocês gostam de aproveitar a oportunidade para aprender um pouco sobre fotografia comigo, teremos um primeiro encontro virtual em grupo antes da viagem, onde darei uma aula base sobre olhar fotográfico focada no destino da expedição, que vai te ajudar muito a melhorar seus próprios registros durante a viagem.

 

PRECISA TER PREPARO FÍSICO?

Algumas viagens vão exigir um pouco mais de condicionamento físico e outras não, mas de modo geral todas as expedições exigem uma certa disposição porque são bastante ativas. No entanto, eu já recebi pessoas de todos os tipos e também já presenciei todo tipo de superação, e é emocionante descobrir onde nossa mente pode nos levar quando nos permitimos. Como você já deve ter notado, eu sou fascinada por montanhas mas nunca fui de praticar esportes. Fui descobrindo aos poucos uma força interna que sempre me leva muito além do que eu poderia imaginar, então posso dizer por experiência própria que o preparo mental é muito mais importante do que o físico quando contamos com tantas situações adversas. Independente da viagem você escolher, fique tranquilx porque iremos conversar bastante antes da viagem pra que você tire suas dúvidas e saiba o que esperar, tá?!

 

VOCÊ NÃO CURTE VIAGENS EM GRUPO? TEM CERTEZA?

Eu entendo porque eu também dizia o mesmo, e foi exatamente isso que me motivou a criar minhas próprias expedições. Eu sei que bate aquela insegurança por viajar em um grupo sem conhecer ninguém, mas a ideia é justamente se permitir quebrar barreiras e viver algo novo. Viajar tem um poder imenso de conectar pessoas de forma profunda e genuína através dos nossos valores e não por casualidades da vida cotidiana. Tenho certeza que essa estranheza vai passar na primeira roda de conversas em um jantar gostoso de boas vindas. E logo você vai sentir como se estivesse com seus melhores amigos filosofando sobre a vida e vivendo uma grande viagem. Eu gosto de dizer que essas são memórias que não deixam saudade porque a gente leva pra sempre na bagagem. Comece se permitindo ver isso com outros olhos e venha de mente aberta!

 

PARECE DIFERENTÃO, MAS SERÁ QUE É PRA VOCÊ?

Pessoas são muito diversas e existe gosto pra tudo, né?! As expedições envolvem muito tempo, amor e dedicação de todos os envolvidos e por isso eu gosto de ter muito cuidado para que elas aconteçam da forma mais leve possível, como deve que ser. No fim, o que faz a viagem são as pessoas, e eu não tenho dúvidas que tudo é ainda mais especial quando todos estão compartilhando da mesma energia. Isso não é sobre o melhor serviço do mundo e tá bem longe de ser sobre luxos que o dinheiro pode comprar. Aqui as riquezas estão nas trocas e nas experiências. Não é para aqueles que buscam algo, mas sim para os que querem descobrir as surpresas do caminho. Pra fora e pra dentro de si.

Para garantir que o grupo esteja todo em sintonia, vamos marcar uma conversa online antes da sua inscrição pra que você tire todas as suas dúvidas e pra que eu te conheça um pouquinho também. Nada como um bom papo pra sentir se essa viagem é pra você, né?!

_
Pelas palavras
de quem já foi:

Algumas coisas não precisam ser ditas, apenas sentidas. É quase palpável como ela coloca o coração em tudo que faz. Isso transborda, toca profundamente, nos leva além e é impossível não sentir os impactos dessa entrega.

Seus clicks eternizam o que o tempo não pode levar. Ela respira e transpira inspiração. Fala com firmeza e ouve com delicadeza. O capricho, a riqueza nos detalhes, o dom em saber despertar algo que está alí dentro de nós e muitas vezes nem sabíamos é fascinante. Ela se desafia e nos desafia, lado a lado.

GABRI SASSO // Everest BC e Atacama.

Não sei ao certo quais eram minhas expectativas quando embarquei pra Índia em 2018, com 10 mulheres que eu não conhecia, numa expedição da Patchi. Lugares incríveis, amizades inesperadas, perrengues que deixam saudade e momentos inesquecíveis? Talvez. E foi o que encontrei.

Depois veio Atacama, Patagônia, Mantiqueira…
a partir de cada uma dessas viagens, desenvolvi um olhar diferente pra vida, com mais sensibilidade e coragem para desbravar o desconhecido lá fora, mas também aqui dentro.

HELEN CUNHA // Índia, Atacama e Patagônia.

A Patchi sempre diz: “só encontramos novos caminhos quando mudamos a direção”, mas o que eu acho mais mágico nessa nova direção é que a gente acaba cruzando com pessoas que nunca imaginaríamos e que acabam nos ensinando tanto.

Isso que é o mais incrível das expedições: as conexões que fazemos, com o lugar e com as pessoas maravilhosas que a Patchi tem o dom de reunir. Tudo isso rodeado das mais belas paisagens, papos profundos sobre a vida e comidas deliciosas.

JÚLIA ZETTEL // Atacama e Everest BC.

Desbravar lugares incríveis como Atacama e Índia junto com a Patchi foi intenso. Aquela intensidade boa de viver aventuras ao lado de quem se parece muito com a gente. Foi como estar entre melhores amigas e entrar de cabeça na cultura, nas paisagens e na vida das pessoas até então desconhecidas.

Além da aventura e da imersão cultural, as viagens com a Patchi sempre trazem muitos aprendizados e nos tornamos uma rede de apoio ilimitada. Se teu olho brilha pensando em uma viagem assim, você faz parte desta rede.

LUTHI CARPES // Atacama e Índia.

Minha 1a viagem com a Patchi foi pro Atacama, e foi tão incrível que um ano depois resolvi conhecer a Índia com ela. Eu, que não gostava de viagens em grupo, tive que morder a língua!

As expedições dela são o oposto do que a gente imagina de viagens em grupo. São viagens que te mostram o inusitado, que te tiram da zona de conforto e te levam a viver o lugar e não apenas passar por ele. Vi e vivi coisas que nunca imaginei, andei por lugares pouco explorados e, mais do que tudo, fiz amigos pra vida toda!

MARINA GRECA // Atacama e Índia.

Fiz uma volta ao mundo por 3 anos e me dei de presente uma expedição ao Atacama com a Patchi. Ela cuida de todos os mínimos detalhes, desde os preparativos até as lindas lembranças eternizadas pelo seu olhar, para te proporcionar uma experiência autêntica e inesquecível. 

As reflexões profundas que ela conduz com muita leveza fazem da viagem um verdadeiro mergulho em si. Entrega e generosidade de quem coloca o coração em tudo que faz. Estar na companhia dessa mulher é uma inspiração e um diferencial à parte!

JÔ SILVA // Atacama e Salar de Uyuni.

A Índia foi só a primeira delas, e não poderia ter sido mais incrível. As expedições com a Patchi trouxeram transformação de dentro da alma, que transcendem na minha vida até hoje. A conexão com pessoas que compartilham da mesma energia e estão dispostas a ter uma troca genuína fazem que esses momentos sejam ainda mais memoráveis e que a gente leve grandes amigxs pra vida. E a Patchi é uma delas.

Acredito que unir as pessoas seja um dos seus legados de vida. Sempre me emociono quando lembro e sinto um quentinho gostoso no coração.

JULIANA GÓIS // Índia e Patagônia.

Mudou minha vida! É assim que começo a falar da primeira expedição que fiz com Patchi em 2017, no Atacama. Tudo na viagem é incrível, mas o maior diferencial é a maneira como ela conduz a energia pra nos conectarmos com nós mesmos. Ela tem o poder de enxergar as pessoas profundamente e extrair dali algo transformador. E foi assim comigo.

Sou grato pela oportunidade de ter participado e por a ter conhecido mais ainda em outras expedições. Recomendo de olhos fechados que você viaje com Patchi – pelo destino e por você!

FABRÍCIO TAGLIETTI // Atacama e Salar de Uyuni.

Minha expedição com a Patchi foi muito mais do que visitar lugares incríveis com pessoas especiais (que já seria suficiente). Foi uma verdadeira, profunda e inesquecível jornada para dentro de mim mesmo.

Caminhei por vales, desertos e montanhas da minha alma, inspirado por tantas trocas, conversas e experiências que vivi ali. Saí muito melhor do que cheguei, fiz grandes amizades que levo pra vida e só tenho a agradecer por esse belíssimo trabalho que a Patchi faz com tanta verdade.

TIAGO DRUMOND // Atacama e Salar de Uyuni.

_
Parceria boa é aquela
que cresce junto:

A SORBAC é minha grande parceira desde o início de 2017, nas minhas primeiras expedições. Fabián, Pablo e Pedro são amigos de infância que conhecem o Chile como ninguém e são a essência dessa agência especializada em turismo de experiência e aventura no Atacama, mas também são meus parceiros nas vivências incríveis que criamos pela Patagônia.

A palavra Sorbac significa “cabros” escrito ao contrário, uma carinhosa expressão chilena para designar amigos. E assim sempre foi minha relação com eles: de trás pra frente. Uma linda amizade que começou em uma aventura pelo Atacama com o sentimento de ter encontrado minha própria tribo, e acabou se transformando no que hoje nos preenche e temos o privilégio de chamar de trabalho. Aprendi muito sobre as montanhas e sobre turismo consciente com esses cabros tão apaixonados pela natureza exuberante do seu país. Entre idas e vindas em mais de 20 expedições que fizemos do norte ao sul do Chile, também vivemos juntos por mais de um ano com experiências de vida que transcendem uma simples amizade. Hoje sei que nossa relação de família reverbera em tudo que criamos juntos e consequentemente em todo mundo que embarca com a gente.

Em todas as minhas expedições para Índia eu conto com o suporte inestimável da  Lari e do Roberto, os criadores da VEM COMIGO PARA ÍNDIA. Eles se dizem uma “não-agência de viagens” e são especializados em turismo de experiência para brasileiros na Índia.

Confesso que sou muito exigente em termos de experiência, principalmente se tratando de um país onde vivi por quase 2 anos, onde comecei minha carreira na fotografia e onde eu sei que o contato verdadeiro e respeitoso com a cultura local faz toda diferença. Eu sabia muito bem o que buscava quando idealizava uma expedição por esse lugar que transformou tudo na minha vida. Desde meu primeiro contato com a Vem Comigo, antes mesmo de eles começarem a trabalhar oficialmente como uma agência, eu senti o que mais importava pra mim: uma compatibilidade impressionante dos nossos valores que me fazem até hoje confiar 100% no que eles fazem. Nossa relação vai muito além do trabalho e isso dá um toque ainda mais especial em cada viagem que criamos juntos. Extremamente organizados, prestativos e apaixonados por tudo que envolve Índia, eles fazem aquela bagunça indiana parecer tão gostosa quanto tomar um chai.

CRÉDITOS // AS IMAGENS QUE NÃO SÃO DE AUTORIA PRÓPRIA, FORAM FEITAS DURANTE AS EXPEDIÇÕES E SÃO DE USO RESERVADO. CAPA: SILVIO PIESCO. FOGUEIRA: HELEN BERNARDES.